Enquadramento
No âmbito do Programa Sectorial Comenius – Parcerias Multilaterais, a ETPZP já participou em vários projetos europeus.
PROJETO Nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1

No âmbito do projecto internacional “Comenius 2012/2014: education and culture life long learning programme”, de 11 a 16 de Maio de 2014, a ETPZP viaja até Itália para a nona e última reunião de trabalho com os parceiros do projecto.

No âmbito do Projecto internacional Comenius, alguns elementos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) irão viajar, até Itália, para representar Portugal. Desta forma, de 11 a 16 de Maio, Portugal, Polónia, Inglaterra, Grécia, Itália, Lituânia, Turquia e Alemanha irão reunir-se, nas instalações do instituto Statale D’istruzione Secondaria Superiore “Gian Vincenzo Gravina” (Crotone), no sentido de desenvolverem um projeto de trabalho e de aprendizagem que visará o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Com o objetivo de ser produzido um e-book, alunos e professores irão realizar, após a participação em diversos workshop´s e de uma visita guiada a Crotone o nono e último capítulo do livro.

Este tipo de iniciativa é, segundo os seus participantes, “de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores. Outro ponto fulcral é o facto de os alunos regressam ao nosso país com uma enorme vontade de conhecer outras culturas e de participar, no futuro, em novas experiências internacionais”. Para além destes aspetos destaca-se por fim o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino.

Para além do director pedagógico da escola profissional e de uma formadora do curso de Comunicação, participará nesta iniciativa uma aluna do curso de Saúde e um aluno de Comunicação.  

PROJETO Nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1

No âmbito da aprovação da candidatura da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal enquanto entidade coordenadora do Projeto Comenius 2012/2014, no início do mês de Maio, a ETPZP viajou até à Turquia para a quarta reunião de trabalho com os parceiros do projeto. Entre muitos outros objetivos, o grupo de trabalho pretendeu sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade das culturas europeias.

No âmbito do Projeto internacional Comenius, alguns elementos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) viajaram, até à Turquia para representar Portugal. Desta forma, de 10 a 18 de Maio, Portugal, Polónia, Inglaterra, Grécia, Itália, Lituânia, Latvia e Alemanha reuniram-se, nas instalações da escola Vefa Poyraz Lisesi (Istambul), no sentido desenvolver um projeto de trabalho e de aprendizagem que visou o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Com o objetivo de ser produzido um e-book, alunos e professores realizaram, após a participação em diversos workshop´s e de uma visita guiada ao Topkapi Palace Istambul, o quarto capítulo do livro. Este quarto capítulo, teve como principal temática a música e a dança.

Este tipo de iniciativa é, segundo os participantes desta iniciativa, “de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores. Outro ponto fulcral é o facto de os alunos regressam ao nosso país com uma enorme vontade de conhecer outras culturas e de participar, no futuro, em novas experiências internacionais”. Para além destes aspetos destaca-se por fim o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino.

Para além da coordenadora do curso de Comunicação, participaram nesta iniciativa dois alunos da ETPZP, um aluno do curso de Comunicação e outro do curso de Restauração. No próximo mês de Setembro, a ETPZP rumará à Latvia no sentido de desenvolver o quinto capítulo do e-book e reforçar as relações com os seus parceiros de trabalho.
PROJETO Nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1

No âmbito da aprovação da candidatura da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal enquanto entidade coordenadora do Projeto Comenius 2012/2014, no início do mês de Março, a ETPZP viajou até à Inglaterra para a terceira reunião de trabalho com os parceiros do projeto. Entre muitos outros objetivos, o grupo de trabalho pretendeu sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade das culturas europeias.

No âmbito do Projeto internacional Comenius, alguns elementos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) viajaram, até à Inglaterra para representar Portugal. Desta forma, de 10 a 15 de Março, Portugal, Polónia, Inglaterra, Grécia, Itália, Lituânia, Latvia e Alemanha reuniram-se, nas instalações da escola Oasis Academy Lord's Hill (Southampton), no sentido desenvolver um projeto de trabalho e de aprendizagem que visou o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Com o objetivo de ser produzido um e-book, alunos e professores realizaram, após a participação em diversos workshop´s e de uma visita guiada à cidade de Southampton e Oxford, o terceiro capítulo do livro. Este terceiro capítulo, teve como principal temática o ensino e a fotografia a preto e branco.

Segundo Cristela Bairrada, coordenadora do curso de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade da ETPZP, “este tipo de iniciativa é de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores. Outro ponto fulcral é o facto de os alunos regressam ao nosso país com uma enorme vontade de conhecer outras culturas e de participar, no futuro, em novas experiências internacionais”. Para além destes aspetos destaca-se por fim o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino.

Para além da coordenadora do curso de Comunicação, participaram nesta iniciativa duas alunas da ETPZP, uma aluna do curso de Comunicação e outra do curso de Saúde. No próximo mês de Maio, a ETPZP rumará à Turquia no sentido de desenvolver o quarto capítulo do e-book e reforçar as relações com os seus parceiros de trabalho.

PROJETO Nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1

No âmbito do Projeto internacional Comenius, alguns elementos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) viajaram, até à Alemanha para representar Portugal. Entre muitos outros objetivos, de 9 a 14 de Dezembro, o grupo de trabalho pretendeu sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade das culturas europeias.

No âmbito da aprovação da candidatura da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal enquanto entidade coordenadora do Projeto Comenius 2012/2014, no início do mês de Dezembro, a ETPZP viajou até à Alemanha para a segunda reunião de trabalho com os parceiros do projeto. Desta forma, de 9 a 14 de Dezembro, Portugal, Polónia, Turquia, Inglaterra, Grécia, Itália, Lituânia, Latvia e Alemanha reuniram-se nas instalações da escola Städtisches Mädchengymnasium (Essen) no sentido desenvolver um projeto de trabalho e de aprendizagem que visava o intercâmbio de saberes entre escolas da UE.

Com o objetivo de ser produzido um e-book, alunos e professores realizaram, após a participação em workshops e de uma visita guiada à cidade de Essen, o segundo capítulo do livro. Este segundo capitulo teve como temática jogos e desporto.

Segundo Cristela Bairrada, coordenadora do curso de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade da ETPZP, “este tipo de iniciativa é de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores.” Para além destes aspetos destaca-se por fim o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino.

Para além do diretor da Escola, Dr. António Figueira e da coordenadora do curso de Comunicação, Cristela Bairrada, participaram nesta iniciativa dois alunos da ETPZP do curso de Comunicação e do curso de Restauração.

No próximo mês de Março, a ETPZP rumará à Inglaterra, mais especificamente a Lordshill no distrito de Southampton, no sentido de desenvolver o terceiro capítulo do e-book e reforçar as relações com os seus parceiros de trabalho.

PROJETO Nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1

 

No âmbito do Projeto internacional Comenius, alguns elementos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) viajaram, até à Polónia para representar Portugal. Entre muitos outros objetivos, de 21 a 27 de Outubro, o grupo de trabalho pretendeu sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade das culturas europeias.

No âmbito da aprovação da candidatura da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal enquanto entidade coordenadora do Projeto Comenius 2012/2014, no final do mês de Outubro, a ETPZP viajou até à Polónia para a primeira reunião de trabalho com os parceiros do projeto. Desta forma, de 21 a 27 de Outubro, Portugal, Polónia, Turquia, Inglaterra, Grécia, Itália, Lituânia, Latvia e Alemanha reuniram-se nas instalações do Liceu de Trzebinia no sentido desenvolver um projeto de trabalho e de aprendizagem que visava o intercâmbio de saberes entre escolas da UE.

Com o objetivo de ser produzido um e-book, alunos e professores realizaram, após a participação em workshops e de uma visita guiada à cidade de Cracóvia, a introdução e o primeiro capítulo do livro. Este primeiro capitulo teve como temática a evolução dos transportes e a lenda do castelo de Wawel.

Segundo Cristela Bairrada, coordenadora do curso de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade da ETPZP, “este tipo de iniciativa é de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores.” Para além destes aspetos destaca-se por fim o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino.

Para além do diretor da Escola, Dr. António Figueira e da coordenadora do curso de Comunicação, Cristela Bairrada, participaram nesta iniciativa três alunas da ETPZP, Ana Nunes (do curso de Comunicação), Flávia Félix (do curso de Restauração) e Carolina Palheira (do curso de Gestão).

No próximo mês de Dezembro, a ETPZP rumará à Alemanha, mais especificamente à cidade de Essen, no sentido de desenvolver o segundo capítulo do e-book e reforçar as relações com os seus parceiros de trabalho.

 

Projeto Nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1
Aprovada nova candidatura ao Projeto Comenius Multilateral com o nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1.
Projeto Comenius Multilateral

No seguimento da visita preparatória realizada a Istambul, Turquia (16 a 20 de Janeiro de 2012), foi apresentada uma nova candidatura ao projeto Comenius Multilateral. 

Projeto nº 2008-1-PL1-COM06-00981-4

Projeto de Escola Comenius (2008-10), subordinado ao tema Estilos de Vida Saudáveis e a Prevenção de Doenças”.

Este projeto teve como parceiros três escolas europeias: Liceo Scientifico Albert Einstein (Rimini, Itália), Wincenty Witos Complex School (Sucha Beskidzka), Polónia), e Brogårdsgymnasie (Kristinehamn, Suécia). 

Projeto nº 04-PRT01-S2C01-00173-1
Projeto de Escola Comenius (2004-06), subordinado ao tema A Família e história regional: projetos de escola sobre a construção de identidade na Europa moderna”.
 
Este projeto teve como parceiros três escolas europeias: Eichendorffschule, Gesamtschule des Main-Taunus-Kreises mit Gym. Oberstufe  Immanuel Kant (Kelkheim, Alemanha), Zespól Szkól Zawodowych nr 3 im. A. Kocura (Katowice, Polónia), e o Instituto Secondario Statale Guido Dorso Liceo Linguistico e Liceo delle Scienze Sociali (Ariano Irpino, Itália).
Projeto nº 04-PRT01-S2C01-00024-3
Projeto de Escola Comenius (2002-05),subordinado ao tema Descobrir as nossas raízes, para encontrar novos horizontes: história, costumes e tradições locais.
 
Este projeto teve uma duração de três anos e três parceiros europeus: Colegiul Economic "Emanuil Gojdu" Hunedoara (Roménia), GIMNAZJUM NR 26 (Gdansk, Polónia), e o Istituto D´Istruzione Superiore Classico (Sezioni Associate: Liceo Scientifico e Periti Aziendali Corrispondenti Lingue Estere) (Sardenha, Itália).