O que são os CET?

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional do nível 5. Cada curso tem uma duração que pode variar entre as mil e duzentas e as mil quinhentas e sessenta, o que corresponde a entre 60 a 90 créditos ECTS.

Estes cursos têm por objectivo aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, ao mesmo tempo, permitem o prosseguimento de estudos, possibilitando a candidatura ao ensino superior, através dos concursos especiais de acesso.

A qualificação de nível 5 é uma qualificação técnica de alto nível que visa permitir:

  • A aquisição de conhecimentos abrangentes, especializados, factuais e teóricos numa determinada área de estudo ou de trabalho e consciência dos limites desses conhecimentos;
  • A capacitação para uma gama abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções criativas para problemas abstractos;
  • Gerir e supervisionar em contextos de estudo ou de trabalho sujeitos a alterações imprevisíveis, bem como rever e desenvolver o seu desempenho e o de terceiros.