Protocolo entre ETPZP e ESTH/IPG
No dia 8 de novembro, quinta-feira, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) e a Escola Superior de Hotelaria de Seia, Instituto Politécnico da Guarda (ESTH/ IPG).

A assinatura do protocolo, que decorreu à margem do “2º simpósio internacional de inovação em turismo e hotelaria”, foi realizada entre a diretora do ESTH, Professora Anabela Sardo, e o diretor pedagógico da ETPZP, Mestre António Figueira.

O Protocolo estabelece formas de cooperação para a lecionação de Cursos de Especialização Tecnológica (CET), Gestão de Animação Turística e Técnicas de restauração, na Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, além de outras formas de cooperação. A certificação dos cursos e emissão dos respetivos diplomas é da responsabilidade desta instituição do ensino superior.

Nos discursos que se seguiram à assinatura do protocolo, a Professora Anabela Sardo referiu a importância que este tipo de cooperação tem para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade dos recursos humanos do setor do turismo e da hotelaria, num contexto cada vez mais competitivo e exigente. Por seu lado, o diretor pedagógico da ETPZP acrescentou que, em face da realidade económica atual, este tipo de parcerias vem dar a oportunidade de melhor preparar os alunos do ensino técnico-profissional, numa escola com reconhecido mérito e responsabilidades, para os novos desafios que se colocam.

Os alunos do 3º ano do curso de técnico de restauração da ETPZP assistiram ao simpósio, que contou com um painel internacional de conferencistas e profissionais de renome e teve como objetivo o debate e reflexão das “dinâmicas associadas ao Turismo, à Hotelaria e à Restauração, em particular as orientações, estratégias, tecnologias e produtos/serviços que, pelo seu caráter inovador, se constituem como fatores de desenvolvimento desse setor de atividade tão importante para a economia do país”.